terça-feira, 18 de abril de 2023

Leitura vital

 

#LiteraturaInfantil – Por entender que a leitura é uma das ferramentas mais importantes para alicerçar e impulsionar um ensino de qualidade, com o cultivo do hábito desde a infância, aproveito o “Dia Nacional do Livro Infantil” para exaltar a importância literária. É uma autêntica e real porta de entrada para a formação intelectual das pessoas!

 

São imprescindíveis campanhas nacionais permanentes, envolvendo escolas, faculdades, bibliotecas e outros espaços, para promover e incentivar a leitura. Não é mera coincidência ser hoje também a celebração do nascimento de Monteiro Lobato, em Taubaté/SP, em 18/04/1882.

 

Monteiro Lobato formou-se em Direito e exerceu o cargo de promotor público de Justiça. Foi o primeiro escritor brasileiro a se dedicar à escrita de obras para o público infantil e juvenil, no início da primeira metade do século XX, período em que não se escrevia para menores. Só havia clássicos infantis de origem europeia. 

 

Graças ao talento de Monteiro Lobato, crianças e jovens têm acesso à coleção de narrativas ambientadas no Sítio do Pica-Pau Amarelo, tomando conhecimento de personagens inesquecíveis, como a boneca de pano Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa e Rabicó.

 

Nesta data, não podemos ficar só nas comemorações de um objeto físico, mas devemos exaltar o papel do livro enquanto elemento simbólico, que expressa todo um universo criativo, capaz de ampliar a imaginação e aguçar o senso crítico de crianças e jovens leitores.

 

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para a interação com o meio ambiente e também para a compreensão do mundo. Daí a importância de a criança se familiarizar com os livros, desde o seu 1º ano de vida.

 

Seja em casa ou na escola, por meio da contação de histórias e, depois, da alfabetização infantil, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças, como defendem os educadores. Como eles, entendo que os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. #LeituraVital

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário