sexta-feira, 28 de abril de 2023

Querida sogra

 

#DiaEspecial – Amigas e amigos, hoje, comemoramos o Dia da Sogra. Regra geral, as pessoas da velha guarda, como a minha pessoa, com 82 primaveras, guardam diferentes histórias sobre a figura da sogra. No antigo curso ginasial, aprendi que, segundo a mitologia grega, até mesmo Afrodite, a deusa do amor, fazia as vezes de sogra má (enciumada com o amor do filho Eros pela belíssima mortal Psiqué, fazia de tudo para manter o dois separados).

 

Como brasileiro descendente de avós e pais japoneses, desde pequeno aprendi que, na cultura milenar do Japão, até décadas atrás, cabia ao filho mais velho a sucessão familiar e ao casar, morar com seus pais. Consequentemente, sua esposa tinha o dever de morar com os sogros.

 

A minha querida e saudosa mamãe Fumica, ao casar-se com meu inesquecível papai Izumi, tornou-se nora do clã Abe. Era uma família numerosa, com aproximadamente 14 membros, que dava um trabalho danado a ela: afazeres domésticos, cuidar de cinco filhos e ainda auxiliar nos trabalhos da lavoura. Mesmo com toda essa carga de responsabilidade e trabalho, nunca a vi reclamando. Assim era a cultura japonesa, onde o papel da nora era de total subserviência e respeito.

 

No Brasil antigo, a relação sogros e nora sempre foi um prato cheio para brincadeiras. Era uma espécie de amor e ódio entre os sogros e as noras. O compositor e cantor Bezerra da Silva fez sucesso com a canção “Sequestraram  a minha sogra, bem feito pro sequestrador. Ao invés de eu pagar o resgate, foi ele quem me pagou”.

 

Independentemente das histórias e acontecimentos narrados, quando comecei o namoro com a linda e amada Elza, minha futura sogra, então viúva aos 40 anos, vivia com os sogros. Desde o primeiro instante, me dei extremamente bem com a dedicada e amorosa Dona Isabel Kimiko que, em 16 de dezembro de 1976, tornou-se oficialmente a minha querida sogra. Nunca tivemos uma discussão e, graças ao bom Deus, vivemos em completa harmonia, solidariedade, paz e muito amor!

 


Muito feliz com a convivência que tenho com minha querida sogra, Dona Isabel Kimiko! Ela me acolheu com muito carinho e amor! Sou muito sortudo não apenas por ter casado com a amada Elza, mulher maravilhosa, mas também por ter uma sogra linda, carinhosa e generosa! #QueridaSogra

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário