sexta-feira, 19 de maio de 2023

Cuidado sempre

 


#EnganosPerigosíssimos – “Padre batiza recém-nascida com ácido em vez de água benta”, registrou, em manchete, o UOL-Notícias, de 20 de março último. O caso ocorreu em Villafranca Terrena, na Itália. Acreditando ser água benta, o padre derramou ácido sobre a bebê de 8 meses, durante a cerimônia de batismo.

 

Um pouco do líquido caiu na mão do padrinho, que logo sentiu a pele queimando. Ele avisou o padre que interrompeu o ritual. Entretanto, algumas gotas caíram no pescoço da bebê, causando queimação. Ela foi levada ao hospital, mas não precisou ser internada e passa bem. Segundo a imprensa local (Gazzeta Del Sud), um coroinha teria encontrado a garrafa no banheiro da igreja, com um dedo de um líquido transparente, que acreditou ser água. Ingenuamente, ele completou o recipiente com água e levou à pia batismal, antes da cerimônia.

 

São acontecimentos raros, em que não existem culpados ou pessoas com intenção de causar o mal. Os pais e os padrinhos da bebê não formalizaram queixa à polícia por entenderem ter sido um acidente, sem culpa e muito menos dolo do padre e do coroinha.

 

Outro caso que abalou a indústria cinematográfica ocorreu no dia 21/10/2021, no set do filme Rust (faroeste), no estado americano do Novo México, quando o famoso ator e produtor americano Alec Baldwin, obedecendo ao script, disparou a arma cenográfica que, ao invés de balas de festim, estava carregada com balas reais. Acabou atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins (42) que, transportada de helicóptero para o hospital, não resistiu e faleceu. Outra vítima, o diretor do filme Joel Souza, atingido no ombro, sobreviveu. “Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada”, disse Baldwin, chorando.

 

Baldwin responde a processo por homicídio culposo (sem intenção de matar). O responsável por armas no set, Hannah Gutierrez Reed, também foi indiciado. Além dos dois, o 1º assistente de direção do filme, Dave Halls, que entregou a arma ao ator, declarou-se culpado à polícia por uso negligente de arma letal.

 

Falhas e erros acontecem e são normais em nossa existência. Mas, rememoremos ditos populares, que são alertas importantes: “Quem é apressado acaba fazendo as coisas mal feitas”; “Apressado come cru”. #CuidadoSempre

 


(Imagem 1: fotograv/Getty Images/iStockphoto; Imagem 2: Ator Alec Baldwin e a diretora de fotografia Halyna Hutchins — Foto: Sonia Recchia/Getty Images/AFP; Angela Weiss/AFP)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário