sexta-feira, 5 de abril de 2024

Drama dos leões

 


#AbismoSemVolta – Seres humanos e suas condutas são os únicos responsáveis pelas transformações, incluindo agressões de toda ordem, no Planeta Terra. Especialistas que estudam esses fatos têm manifestado que autoridades e povos do mundo inteiro precisam dar um “stop” para reverter os graves danos, antes que seja tarde.

 

Não faltam exemplos de agressões. Poluição do ar pela queima de carvão em usinas de energia; uso de combustíveis fósseis; desmatamentos e queimadas de matas que causam o extermínio da flora, prejudicando a fotossíntese, transformadora do gás carbônico em oxigênio; matança da fauna num processo acelerado que pode chegar à morte de todos os seres vivos; poluição do sistema hídrico, destruindo a maioria dos rios, principal fonte de água potável e umidade do ar de que os seres vivos necessitam; poluição dos oceanos prejudicando a relevante importância ecológica, econômica, política e sociocultural, visto que regulam o clima, proporcionam alimentação, transporte, lazer e geram renda; etc.

 

“Por que os leões estão trocando a selva pela praia na Índia?” é o título de matéria do UOL-Notícias. Sintetizo o assunto narrado pelo jornal britânico The Guardian:

- A mudança atípica acontece ao longo dos anos por falta de terras e florestas suficientes para felinos e suas famílias. Cada leão requer um território de aproximadamente de 100 km², vivendo em companhia de 3 ou 4 leoas com seus filhotes.

- Quando o filhote fica adulto, ele toma o espaço do leão mais velho com o seu bando ou ruma para um novo território.

- No século passado (XX), em razão de caça predatória e perda de seus hábitats naturais, os animais foram protegidos pelo estado, resultando num crescimento quantitativo. Não lhes restaram alternativas, exceto as regiões costeiras dos mares indianos, onde atualmente habitam aproximadamente 700 espécimes. Em 2010, eram cerca de 20 leões e, em 2020, 104.

- Se os seres humanos que vivem nas florestas dizimam árvores frutíferas para sobrevivência, o que falar dos leões vivendo nas praias? No novo ambiente, adaptaram-se fazendo uso de salinas e mangues, mudando de cardápio ao se alimentarem com peixes mortos, tartarugas e focas, entre outras espécies marinhas.

- Segundo o pesquisador Kausk Banerjee, à medida que os espaços dos territórios praianos forem diminuindo pelo aumento da população, os leões avançarão sobre os gados criados pelos fazendeiros da região.

 

Autoridades indianas cogitam realocá-los no estado de Madhya Pradesh, retornando-os para os antigos hábitats, que se situam nas áreas continentais. Essas considerações visam demonstrar como os seres humanos, considerados racionais, irresponsavelmente, impulsionam as transformações do nosso planeta e dos seres vivos, encurralando-os em abismos sem volta. #DramaDosLeões

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário