terça-feira, 23 de abril de 2024

Veganismo em alta

 

#NovosHábitos – O veganismo vem crescendo a passos largos, refletindo a mudança de hábito alimentar nas nações do mundo. A ativista vegana Tony Vernelli mal pôde acreditar quando o Burger King lançou o lanche “Impossibile Wopper”, em 2019. Há 30 anos, ela havia militado contra o hambúrguer de carne da multinacional.Com o lançamento, o Burger King anunciou que terá 50% do seu cardápio à base de plantas até 2030.

 

A Alemanha lidera o número de veganos, que dobrou entre 2016 e 2023, conforme pesquisas realizadas pelo Google. Inglaterra e Áustria vêm em seguida. O crescente veganismo tem proporcionado um parque industrial bilionário, em expansão, com influenciadores veganos prontos para promover receitas e estilo de vida.

 

Segundo o instituto britânico The Vegan Society, a crescente mudança ancora-se numa vida mais saudável, juntamente com a consciência sobre o impacto ambiental que as proteínas animais vêm causando em termos de aquecimento global. As dietas veganas geram 75% menos de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, e significativamente menos poluição da água e destruição da vida selvagem, conforme artigo publicado em 2023 na revista Nature Food. 

 

Como prova da expansão do movimento, o Veganuary (Janeiro Vegano) mostra que, entre os participantes da campanha realizada em 2022, 25% disseram que poderiam manter o estilo vegano e 50% que reduziriam significativamente o consumo de produtos de origem animal.

 


A aceitação maior do veganismo ocorre entre as mulheres. A ideia de que a carne é coisa de homens tem raízes culturais e persistentes na sociedade mundial. Por exemplo, na Inglaterra, a barreira ao veganismo baseia-se no temor masculino do estigma social ou ridicularização por amigos e familiares como associado ao feminino. Uma grande bobagem!

 

Vernelli, uma das responsáveis pelo movimento Veganuary, afirma que ainda há um longo caminho para aumentar a aceitação do veganismo, visto que a carne ainda é o produto preferencial da população mundial. Contudo, o veganismo cresce à medida em que as pessoas buscam uma vida mais saudável, ao mesmo tempo em que se aliam à defesa do meio ambiente de qualidade. Que assim seja! #VeganismoEmAlta

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário