sexta-feira, 26 de abril de 2024

Viva Imigração Italiana!

 

#150AnosDeIrmandade – Em 16 de fevereiro de 1874, vindo do Porto de Gênova/Itália, ancorou no Porto de Vitória, Santa Catarina, o navio La Sofia, com 388 imigrantes italianos. Neste ano, a imigração italiana no Brasil completa 150 anos, o que motiva muita emoção.

 


A maioria das imigrações se deu por causa da profunda crise econômico-financeira e social, enfrentada pelos países europeus e asiáticos. Por outro lado, o Brasil com gigantesca dimensão territorial, tinha imensas dificuldades de mão de obra nas lavouras, após a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea.

 

A maior parte dos imigrantes chegou ao Brasil encantada com a propaganda enganosa de ganhos imediatos e retorno aos países de origem em, no máximo, 5 anos. Entretanto, a história registra uma vida jamais sonhada de sofrimentos, pautada por suor, lágrimas e preconceitos. O Brasil deve demais aos imigrantes de diversos países. Superando todas as dificuldades, com muita dedicação, resiliência e trabalho, ajudaram o desenvolvimento deste País. Desbravaram florestas e impulsionaram a produção rural de café e algodão, entre outros itens, superando as explorações de madeira (pau Brasil), cana de açúcar e até minérios que marcaram época da escravatura africana. Aliás, a imigração italiana abriu o caminho para que povos de outras nações cá viessem na esteira dela.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no momento áureo do largo período denominado como da grande imigração, o Brasil recebeu cerca de 3,3 milhões de imigrantes italianos, equivalente a 42% de todas as imigrações (espanhola, alemã, árabe, japonesa e etc). As imigrações ajudaram sobremaneira o Brasil na miscigenação.

 

Os 150 anos do marco inicial da imigração italiana no Brasil mereceu celebrações na Itália. Desde a Embaixada do Brasil, em Roma, e em instituições governamentais, houve vários festejos. As palavras do embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza, retrataram esta importante efeméride: “Brasil e Itália compartilham fortes laços históricos, políticos, econômicos, científicos e culturais”. #VivaImigraçãoItaliana

 

(Foto: Adriático Cidadania Italiana)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário