terça-feira, 9 de abril de 2024

Expansão demográfica

 

#Superpopulação – De um lado, países da comunidade europeia e outros, como o Japão, estão superpreocupados com o declínio demográfico e de longevidade de suas populações, com perda da força produtiva e com locais desabitados, transformando-se em “cidades fantasmas”. De outro, o Departamento de Censo dos EUA informa que a Índia se tornou o país mais populoso do mundo em 2023, atingindo 1,429 bilhão de habitantes, ultrapassando a China que ficou em 2º lugar, com 1,412 bilhão.

 

É espantoso o fato de que a Índia seja 291,664% menor que a China. A primeira tem 3.287.000 km² e a outra, 9.587.000 km². Há 50 anos, com receio da superpopulação, a China impôs sua rígida política de “filho único”, que freou o crescimento populacional. Porém, entendeu o erro dessa dura medida, que começou a demonstrar o desequilíbrio da força produtiva com sérias consequências, em especial, no fundo de previdência. Assim, em 2021 iniciou a reviravolta permitindo que os casais tivessem três filhos. Contudo, não conseguiu conter o declínio demográfico.

 

A Índia tem 70% de sua população extremamente pobre, sem estudo adequado, com gigantescos problemas nos setores habitacional e de saneamento básico, entre outros. Atraídas pela mão de obra de baixíssimo custo e pelo enorme mercado consumidor, empresas multinacionais instaladas no país deram uma guinada na economia, promovendo um crescimento anual do PIB de, em média, 4% a 6%, em que pese a gigantesca desigualdade social.

 

O desenvolvimento tecnológico da Índia, por meio das multinacionais, embalou de tal forma a cúpula governista que, nos últimos anos, possibilitou ao país lançar foguetes ao espaço para pesquisas sobre a Lua e o Sol.

 

A título comparativo, o Departamento de Censo dos EUA informa que o planeta Terra fechou o ano de 2023 com 8,019 bilhões de habitantes, representados pelos 193 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Somente duas nações, Índia e China, abrigam 2,841 bilhões. Além do aquecimento global, que traz enormes consequências à população mundial e ao planeta, o índice demográfico demonstrado será parte da discussão cotidiana da maioria dos governos e dos países. #ExpansãoDemográfica

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário