terça-feira, 21 de outubro de 2025

Avanço estrutural

 

#FerroviaJá  – Cresci torcendo pelo trem, notadamente, porque o Brasil tem dimensão territorial gigantesca e precisa privilegiar o sistema ferroviário em relação ao modal rodoviário. Fico triste, preocupado e até revoltado com os governos que, ao longo das décadas, não têm sensibilidade de investir pesado e permanentemente no sistema ferroviário.

 

“O objetivo é cortar o país de norte a sul e de leste a oeste com ferrovias”, declarou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. Uma das maiores empresas do setor, a Rumo Logística, focada em soluções para tornar o modal ferroviário mais limpo e eficiente, desenhou um novo modelo de operação para o principal corredor ferroviário do agronegócio brasileiro, entre Rondonópolis/MG e o Porto de Santos/SP, com capacidade para transportar aproximadamente 11.500 toneladas de grãos. O trem tem 120 vagões, um ganho aproximado de 50% na capacidade em relação às antigas composições, que tinham máximo de 80 vagões (7.600 toneladas).

 

(Foto: Rumo Logística/Divulgação)

Diariamente, devem sair sete trens de 120 vagões de Rondonópolis para Santos. Em fevereiro último, cerca de 80 mil toneladas de soja foram embarcadas por dia no Porto de Santos, com excelente resultado. Para atingir a atual fase, a Rumo Logística iniciou em 2018 um planejamento com uma série de desafios técnicos para o projeto do trem, desde o uso de simuladores, testes de campo e sensores para avaliar questões relativas às condições da via e capacidade, entre outros fatores. O investimento no projeto é de R$ 700 milhões. Envolve adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações.

 

Além dessa rota, Rondonópolis/Santos, a Malha Central (Ferrovia Norte-Sul), entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP, vira realidade com trens de 120 vagões circulando diariamente. Além da substancial queda no valor de fretes, que tornará o Brasil ainda mais competitivo em agronegócio, o sistema ferroviário baseia-se na operação limpa e eficiente, com grande economia de combustível. É referência em eficiência energética e inovação, reduzindo expressivamente as emissões de gás carbono.

 

A Rumo Logística é a maior operadora de ferrovias no Brasil, responsabilizando-se por Malha Norte, Malha Oeste, Malha Sul e Malha paulista. Além dessas, a empresa também opera o trecho central da Ferrovia Norte-Sul, num total de 14 mil quilômetros, abrangendo diversos estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, por meio de 1.400 locomotivas e 35.000 vagões.

 

Também opera dez terminais de transbordo e possui participação em cinco terminais portuários nos principais portos brasileiros, como Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande, oferecendo serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária, terminais portuários e armazenagem, com soluções logísticas de qualidade, competitivas e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. #AvançoEstrutural

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

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