sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Evento histórico

 


#CidadãoMogiano – A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, o Título Honorífico de Cidadão Mogiano pelos relevantes serviços em prol do fortalecimento das relações bilaterais Brasil-Japão. O Decreto Legislativo (nº 34/2025), de autoria do decano vereador Pedro Komura, teve aprovação unânime. Com aval do presidente do Legislativo mogiano, vereador José Francimário Vieira de Macedo Farofa,  a concessão da honraria ocorreu no salão social da Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), na Vila Industrial.

 

O honroso título reflete os esforços do embaixador pelo fortalecimento dos laços entre os dois países, lastreado no intercâmbio comercial, na defesa do meio ambiente e nas parcerias em inovação, ciência e tecnologia. Simboliza o importante legado dos imigrantes japoneses ao Brasil, a perpetuação da cultura japonesa desenvolvida pela comunidade nipo-brasileira e, acima de tudo, a fundamental aliança e amizade inabalável entre os dois povos.

 

Realizada em 13 de setembro, a cerimônia teve como anfitriões o presidente e o vice-presidente do Bunkyo, respectivamente, Frank Tuda e Daniel Aoyagui. Os vereadores Pedro Komura, Fernanda Moreno e Vitor Emori representaram a Câmara. Pela Prefeitura, participaram o presidente do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem), Cel. Felício Kamiyama (representante da prefeita Mara Bertaiolli); o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social,  Sadao Sakai; e o secretário-adjunto de Saúde, Luiz Bot. Também prestigiei o evento, assim como o secretário municipal de Meio Ambiente do Município de São Paulo e ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Dan; e o vice-presidente da Niterra (antiga NGK), Eduardo Tsukahara; entre outras lideranças.

 

Ao pontuar que Mogi das Cruzes abriga uma das maiores comunidades nipo-brasileiras do País, o vereador Pedro Komura destacou a história da imigração japonesa no Brasil, que embasou o desenvolvimento agrícola nacional. Frank Tuda ressaltou a extrema honra do Bunkyo em recepcionar a cerimônia, observando que o evento reforça os laços de amizade entre Mogi das Cruzes e Japão. Como forma de valorizar a identidade cultural e econômica da Cidade, ele presenteou Hayashi com produtos típicos da região. Em reciprocidade, o embaixador entregou ao Bunkyo o livro de sua autoria “Recortes do Cerrado”.

 

Registrei a imensa gratidão aos vereadores pela concessão da honraria e ao Bunkyo pelo trabalho permanente na difusão da cultura nipônica. Com muita honra, comandei o brinde em homenagem ao histórico evento que fortalece ainda mais a irmandade selada entre os dois povos: Kampai (Saúde), Banzai (Viva)! #EventoHistórico

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário