sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Todo cuidado é pouco!

 

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

#FalsaCouve – Há notícias diárias sobre o envenenamento por metanol misturado em bebidas alcoólicas destiladas, como gin, uísque, vodca e etc. Porém, uma outra intoxicação chama a atenção: Claviana Nunes de 37 anos, moradora de Guimarânia/MG (região do Triângulo Mineiro), faleceu por ter ingerido durante um almoço familiar uma salada contendo a “falsa couve-manteiga”.


Aliás, quatro membros da família foram internados por consumirem essa planta, que contém a nicotina Glauca, extremamente venenosa. O perigo é que essa folhácea é bastante semelhante à tradicional couve-manteiga, muito consumida por nós, em especial, como acompanhamento da tradicional feijoada.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, Claviana Nunes permaneceu em estado grave, com quadro de instabilidade hemodinâmica, mas, apesar de todos os esforços da equipe médica, veio a óbito. Deixou marido e dois filhos, ainda crianças. Os outros pacientes intoxicados reagiram aos tratamentos médicos e ficaram fora de perigo. A unidade hospitalar afirmou que todas as medidas preventivas e de investigação prosseguem.

 

De acordo com a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, da |Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit), a nicotina Glauca é originária da Argentina e usada para a fabricação do fumo. No Brasil, a planta foi aclimatada no cerrado e é conhecida como “fumo bravo” ou “charuto do rei”. A espécie possui nornicotina e anabasina, entre outros alcaloides, que em geral têm ações no sistema nervoso central e também possuem um papel maior de citotoxicidade, que provoca a morte de células. A anabasina é o componente mais tóxico, que pode causar paralisia muscular e parada respiratória. Contém também outro alcaloide que é a escopoletina, que age sobre a coagulação sanguínea aumentando o risco de hemorragia gástrica.

 

É importante informar às pessoas que caminham nas matas ou que adquirem sítios e chácaras que se previnam. Sem conhecer a nossa rica flora, podem manusear, cheirar ou até ingerir plantas venenosas, capazes de provocar intoxicação fatal. Cautela é fundamental! #TodoCuidadeÉPouco

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário