terça-feira, 14 de julho de 2020

Dia de luta


Talvez, uma pequena parcela do povo brasileiro saiba que comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento. Esse sentimento sagrado é privilégio, em geral, da população que desfruta do regime democrático.



A origem da data está ligada à queda da Bastilha, que era uma prisão política em Paris, na França. Sua derrubada marca, simbolicamente, o início da importante Revolução Francesa. Na verdade, não pode ser vista como uma data festiva: 14 de Julho simboliza um dia de luta!

A liberdade de pensamento é um direito humano de suma importância para a construção de sociedades livres, plurais e democráticas. A Constituição Brasileira dispõe do artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Os termos são: IV – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; VI – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias; VIII – Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; X – É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Não podemos esquecer que, ciclicamente, o mundo, como também a Pátria Brasileira, enfrentam momentos difíceis no que se refere às garantias fundamentais e ao respeito aos direitos humanos. Setores retrógrados, radicais e obscurantistas buscam coibir a pluralidade de pensamentos e opiniões. Até a imprensa livre recebe ataques cerrados que buscam encobrir fatos de notório interesse público, com desqualificação de jornalistas e de veículos de comunicação, notadamente, com a chegada das redes sociais, onde a disseminação de fake news tem sido instrumento de manipulação da opinião pública.

Por outro lado, observamos a brava resistência de jornalistas, professores, intelectuais, artistas, lideranças políticas e religiosas, concentrados na defesa intransigente da liberdade de pensamento.

Nosso respeito, reconhecimento e gratidão a todos que lutam pelo regime democrático, onde se insere a liberdade de pensamento como esteio, sem amarras e, sobretudo, sem medo de se expressar! #Viva14deJulho #VivaDiaMundialDaLiberdadeDePensamento

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário