terça-feira, 28 de julho de 2020

Dia do Agricultor

O agronegócio sempre foi e continua sendo a principal mola propulsora da economia brasileira. Mesmo em tempos de pandemia, a agropecuária carrega o Brasil nas costas, bombando com safras recordes. 

Nada mais justo que uma grande homenagem ao agricultor. Apesar da modernização e da alta tecnologia, ele trabalha sem parar para alimentar a população 24 horas por dia. Chova ou faça sol, da madrugada à noite, sem domingo, feriado nem dia santo. Faz isso anonimamente, sem esperar o devido respeito, reconhecimento ou gratidão. A maioria das pessoas ignora esses fatos, por desconhecimento dessa nobre atividade econômica.

Como alguém já disse: "Pelo menos, uma vez na vida, precisamos de um advogado, um médico ou um arquiteto. Mas, no mínimo, três vezes por dia, precisamos de um agricultor."

Foram os agricultores gaúchos e paranaenses que, preponderantemente, atenderam ao chamado do governo para, com o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, desbravar os cerrados do centro-oeste brasileiro. Transformaram terras estéreis em solo altamente produtivo, verdadeiro celeiro de alimentos do mundo. Isto ocorreu há décadas, sem terem abandonado suas lavouras nos estados de origem.

Mais tarde, agricultores paulistas, catarinenses, mineiros, goianos, baianos e de alguns estados do Nordeste, junto aos matogrossenses e paraenses, também se aventuraram nos cerrados e todos juntos abastecem os brasileiros e o mundo com soja, milho, arroz, trigo, feijão e algodão, além da pecuária de corte.

Destacam-se ainda, os grandes e médios fruticultores que, com alta tecnologia e irrigação, às margens do Rio São Francisco, cultivam enormes áreas com melão, abacaxi, melancia e uva.

Merecem registro também, com igual ênfase, a produção de ovos e frango de corte, exercida pelos grandes avicultores. Ao mesmo tempo, municiam as indústrias beneficiadoras e transformadoras do Brasil e de centenas de outras nações.

O que dizer dos míni, pequenos e médios agricultores, incluindo a agricultura familiar, localizados nos famosos cinturões verdes? Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, desponta como referência nacional na produção de hortifrutiflorigranjeiros. Cabe a esses heroicos agricultores a responsabilidade de levar aos brasileiros todo dia, o ano inteiro, com fartura, verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, ovos e leite, entre outros itens. Sem exagero, são produtores de saúde, tamanha a importância desses alimentos na nossa dieta diária.



Os hortifrutiflorigrangeiros são produzidos à céu aberto. Altamente perecíveis, são como bebês que demandam atenção e dedicação integral. Da semeadura à mesa do consumidor.  

Não podemos esquecer dos pequenos produtores de flores e plantas ornamentais. São itens que fortalecem as relações humanas, perfumam os lares e os ambientes comerciais, além de servirem como colírio aos olhos de todos.

Por justiça, respeito, admiração e profunda gratidão,  homenageamos, com honra e emoção, todos os agricultores do Brasil! Que Deus continue abençoando cada um de vocês! Hoje e sempre! #Gratidão #AgricultorBrasileiro

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário