terça-feira, 11 de agosto de 2020

Inspiração e fé

 Outubro é o mês da homenagem anual aos empreendedores, mas destaco alguém que não estará entre nós. Partiu em 17 de junho último, aos 91 anos de idade, sem as merecidas honrarias, esquecidas em meio às dolorosas notícias da pandemia. Falo de Nevaldo Rocha, fundador das Lojas Riachuelo. Nascido em Caraúbas, no sertão nordestino do Rio Grande do Norte, teve uma infância extremamente humilde. Aos 12 anos, deixou suas raízes para trabalhar na capital Natal, envolto no sonho de prosperar para ajudar a família. 


Dotado de extrema sensibilidade, confiança, ousadia e visão empreendedora, em pouco tempo, juntou suas economias para abrir uma pequenina loja de roupas, em 1947. Ancorado no espírito empreendedor e em sua fé no Brasil, o jovem Nevaldo fundou o Grupo Guararapes, que se tornaria a holding responsável pela gigantesca rede de 323 lojas espalhadas pelas cidades brasileiras.

 

Consolidou-se como um dos raríssimos empreendedores que apostou na gestão vertical. Ou seja, o Grupo Guararapes mantém fábricas que produzem as próprias roupas, assim como responde pelo sistema de transporte e logística, além de gerir a instituição financeira, que garante crediário aos consumidores. Não utiliza a terceirização, porém, investe em parcerias com famosos estilistas, criando a ponte entre o popular e o sofisticado.

 

Amado e respeitado pelos milhares de colaboradores do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha foi um dos grandes destaques do desenvolvimento e consolidação da responsabilidade empresarial social, num tempo em que o tema não era moda. As ações visavam solidariedade e contribuição de toda ordem às instituições beneficentes, assim como diretamente aos mais necessitados.  

 

Os filhos de Nevaldo seguem a filosofia do pai de valorizar sua terra natal: a matriz do grupo permanece em Natal (RN), apesar das estruturas operacionais espalhadas pelo território nacional. É a forma de retribuir e agradecer o abrigo e as oportunidades que a cidade ofereceu ao empresário desde o início da sua bem-sucedida caminhada empreendedora.

 

Homenageio um autêntico cidadão cristão, que devotou a vida para trabalhar na construção de um Brasil mais justo, com igualdade para todos, a partir da boa educação, saúde, profissionalismo e oportunidades.

 

Sua partida é triste, mas sua história inspira e comprova a existência de seres humanos de primeira grandeza, capazes de empenhar extraordinária liderança como referência para a sociedade brasileira.  #GratidãoNevaldoRocha

(Foto: Canindé Soares, via G1)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário