sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Sejamos pessoas melhores!

São crescentes as brutais intolerâncias e preconceitos de toda ordem, associados a estupros, inclusive de vulneráveis, feminicídios e outras violências. Escancaram o lado obscuro do ser humano, com escárnio acentuado às diferenças e aos diferentes. Começa hoje uma semana de altíssimo significado para cada um e para a sociedade.

 

De 21 a 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Criança Excepcional. Temos o dever de informar sobre as necessidades específicas das crianças excepcionais, repelindo e desconstruindo preconceitos.

 

Houve vitória da sociedade com a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, conhecida como LBI – Lei Brasileira de Inclusão. Um dos pontos principais é a reafirmação do direito de crianças, adolescentes e adultos com deficiência à proteção social, notadamente àquelas que dependem de cuidados de outras pessoas.

 

Com esse dispositivo legal, a discriminação de pessoas com deficiência é considerada crime, com penas de 1 a 3 anos de detenção, a exemplo da punição para crimes de racismo.

 

Apesar da latente intolerância, são inegáveis as conquistas pela integração social e profissional, além da inclusão escolar do excepcional que lhe permite desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão. Enriquecem este cenário as fantásticas atividades exercidas no País inteiro pelas Apaes - Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

 

Curvo-me, com gratidão, às pessoas com deficiência que irradiam alegria, confiança e amor, superando os desafios impostos pelo cotidiano.  Estendo os agradecimentos aos dedicados familiares que, ao lado dos valorosos educadores, assistentes sociais, psicólogos e voluntários da sociedade, são referências de admiração, benquerença, solidariedade e muito amor.

 

Aprendendo com genuínos exemplares de guerreiros, trabalhemos juntos para combater ações nefastas advindas de preconceito, intolerância, desrespeito, indiferença, insensibilidade e desamor! #MaisRespeito #MaisAmor

 Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário