terça-feira, 1 de junho de 2021

Dia da Imprensa

 

#VivaaImprensa – Hoje, 1º de junho, é o Dia da Imprensa, regulamentado no Brasil pela Lei Federal nº 9831, de 13/09/1999, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Com igual relevância, temos ainda o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio, conforme oficialização da ONU em 1993.

 

A Imprensa é uma das instituições mais importantes da sociedade livre e fundamental para o regime democrático. Reúne uma imensa cadeia de profissionais das mais diversas aptidões e competências para proporcionar todas as informações do mundo inteiro, pelos jornais, revistas, rádios, televisões e internet.

 


O papel da Imprensa é formar cidadãos conscientes e críticos. Sobretudo, com lealdade a seu público, auxiliando na construção e formação política e cultural da sociedade. Transcrevo algumas citações:

 

- Tamy Henrique Reis Gomes: “A forma mais fácil de dominar uma nação é a desinformação, ou informação manipulada, por isso, quanto mais controle o governo tiver sobre a mídia, mais fácil atingir seus objetivos”.

 

- Miral Pereira dos Santos: “Eficiência do poder público, transparência e liberdade de imprensa, especialmente de imprensa, são remédios para a construção de sociedades prósperas e de elevados padrões éticos”.

 

A comprovação maior da fundamental importância da Imprensa é observada neste período da pandemia. Não apenas pelas informações, em tempo real, mas, principalmente, por difundir conhecimentos da ciência e da medicina, por meio de especialistas.

 

Num mundo democrático, não podemos concordar que governantes eleitos pelo voto livre queiram manipular a Imprensa, na tentativa de levar vantagens políticas ou eleitorais, ou tentar silenciá-la com inverdades ou ameaças aos seus profissionais.

 

Neste Dia da Imprensa, homenageamos com respeito, reconhecimento e gratidão, todos os profissionais de comunicação, que fazem valer seu juramento de trabalhar pela verdade, pluralidade, imparcialidade e bem comum! #ReconhecimentoeGratidão 

(Imagem: Best Swimming)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário