terça-feira, 24 de novembro de 2020

Compromisso com a vida

 

Após a mortal 1ª Onda, o novo coronavírus continua avassalador, sem perder o fôlego na dita 2ª Onda, que abate vidas no mundo inteiro, com números mais alarmantes nos países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Assustadoramente, a tal 2ª Onda ou o retorno da escalada da 1ª já está no Brasil. Infectologistas alertam que muitos hospitais voltaram a ficar lotados. Afirmam que, após redução e estabilidade, houve novo aumento expressivo de infectados de Covid-19, duplicando a demanda por atendimento e leitos hospitalares.

 

Diante do quadro, recomendam fortemente novo isolamento domiciliar, longe de bares, encontros, festas e outros eventos sociais. Os especialistas sabem que estamos cansados de tudo isso, mas lembram que eles estão muito mais! Afinal, vivem a rotina de ver pessoas morrendo e famílias inteiras contaminadas, sem que haja a devida precaução. Grande parte esmoreceu nos cuidados com a higiene e até no uso de máscara.

 

Em 16 de novembro, de acordo com o Observatório de Síndrome Respiratória da Universidade da Paraíba, a taxa de transmissão era de 1,12. Significa que 100 pessoas irão infectar 112 que, por sua vez, contaminarão outras 125. Assim, a pandemia cresce exponencialmente no País. No caso do estado do Paraná, a situação é mais crítica, visto que a taxa é de 1,62.

 


De renome internacional, o médico infectologista David Uip, membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, fez um alerta no dia 19 de novembro: “A população está cansada, mas o vírus não. Está ativo como sempre esteve. E isso é causa de imensa preocupação!”. Ele cita o aumento de 18% no número de internações no Estado. Na Capital, o site da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) registra uma elevação de 29,5% nos casos de Covid-19, na comparação entre os primeiros dias de novembro com o mesmo intervalo de tempo de outubro. “Estamos observando que houve relaxamento, especialmente nas classes sociais A e B mas, seguramente, vai ocorrer na população de outras faixas”, advertiu, evidenciando a urgência da volta do compromisso com o distanciamento, álcool gel, uso de máscara e outras medidas de segurança, porque os fatos e números são indiscutíveis.

 

Após a vida, Deus nos proporcionou a Família e os Amigos. Portanto, até a chegada efetiva das salvadoras vacinas, vamos lutar com corpo, mente e alma para nos proteger da impiedosa Covid-19, levando em consideração máxima os alertas dos competentes e dedicados infectologistas! #Cuide-Se

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário