quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Uma lição de vida

Luiza Helena Trajano comanda a holding Magazine Luiza, uma gigante do varejo no Brasil, com mais de 800 lojas espalhadas em 16 estados, que emprega 23 mil funcionários. Em recente entrevista ao Programa Roda Viva, da TV Cultura, a empresária deu uma lição de vida, repleta de emoção, do início ao fim.


A atividade da família começou em Franca/SP, onde os tios de Luiza tinham uma pequena loja – Cristaleira. Aos 12 anos, nas férias escolares, ela estreou como balconista no comércio. Vendia lembrancinhas. Coube à Luiza transformar a empresa familiar na gigante do varejo nacional. A modesta Cristaleira recebeu o nome da tia, Luiza. Assim, surgia o Magazine Luiza.  


Como um grande aprendizado, Luiza passou em todas as áreas da loja: venda, logística, recursos humanos, cobrança, etc. Em 1991, a tia Luiza avisou a sobrinha que havia chegado a hora de ela assumir os negócios e, no ano seguinte, a nova gestora começou a modernizar a empresa.


Com várias iniciativas inovadoras, a jovem imprimiu sua personalidade no Magazine Luiza, pavimentando o caminho do sucesso. Humilde, participativa, ousada, determinada e parceira de todos, a líder empresarial concentrou-se em ouvir bem mais que falar. Investiu na extrema valorização dos colaboradores, que assumiram a condição de participantes diretos da empresa. Ao mesmo tempo, externou sua preocupação com os rumos do Brasil, escancarando erros dos governantes e apresentando críticas construtivas para colaborar com a Nação. 


“Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até chorei, porque sempre achei que não era racista até entender o racismo estrutural”, declarou Luiza que lançou um programa de trainee exclusivo para afrobrasileiros, como resultado da sua descoberta de que havia poucos executivos negros em altos cargos em sua empresa. Ela observou que o impacto da desigualdade racial vem desde a educação básica.


Com toda legitimidade, Luiza Trajano é personalidade de renome internacional. Pela competência profissional e pelo ser humano que é. Comanda um conglomerado empresarial imenso, gera empregos, gera empregos, paga impostos e produz riquezas para a Nação. Luiza é a esperança real de grande parcela da população brasileira, que clama por inclusão e justiça social.


Vem desta brasileira de Franca a inspiradora prova de perseverança e fé. Ela, transformou a modesta Cristaleira no conglomerado Magazine Luisa, genuinamente nacional, com valor de mercado estimado em R$ 40 bilhões, alicerçado em extrema eficiência e total transparência. Rendo sincera homenagem a essa figura maiúscula e, oxalá, tenhamos no Brasil centenas de empresários seguindo os exemplos da envergadura de Luiza Helena Trajano! #GratidãoLuiza


(Imagem: Reprodução/TV Cultura)


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário