sábado, 7 de novembro de 2020

Dia do Radialista

7 de novembro, dia de homenagear todos aqueles que entram, diariamente, nos lares e corações das pessoas do mundo inteiro, porque têm o passe livre da voz no rádio. A data faz alusão (Lei Federal nº 11.327 de 24 de julho de 2006) ao saudoso compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.


Apesar das transformações e avanços tecnológicos no campo das comunicações, rádio jamais envelhece. Como cidadão, empresário, líder rural, sindicalista e cooperativista, desde jovem, sempre contei com as rádios da minha cidade de Mogi das Cruzes para cobertura jornalística das nossas ações em prol da coletividade. E até enveredei pelos caminhos de apresentador (rsrs)! Na década de 1990, eu e minha amiga jornalista, Mel Tominaga, comandávamos o programa semanal “Ligação Comunidade”, na extinta Rádio Diário de Mogi. A cada semana, um tema diferente em debate, com a presença de ilustres convidados e ampla participação popular.


Imaginem eu, sem experiência em comunicação ao vivo, tocando o programa que, diga-se, tinha grande audiência! Fato é que dava tudo certo, graças ao indiscutível profissionalismo, expertise, dedicação, carinho e amizade da querida Mel e dos colaboradores, associados à grande interação com a população. Gratidão ao saudoso Tote Da San Biágio, à esposa Neid e aos filhos, Spartaco e Túlio, comandantes do Grupo O Diário!


Desde os anos 1970, a Rádio Metropolitana AM 1070 nos dá total cobertura, divulgando nosso trabalho em diferentes áreas. É o caso da agricultura, haja vista a condição de Mogi e Região como o maior e mais importante Cinturão Verde do Brasil. Ao Silvio Sanzone, César Sanzone e aos eternos amigos da Metropolitana, minha extrema gratidão! Em especial, por abrirem espaço à minha participação no inigualável Radar Noticioso, capitaneado pela extraordinária comunicadora Marilei Schiavi, ao lado dos seus dedicados colaboradores. Enquanto líder rural, vereador, deputado estadual, prefeito e deputado federal, de 1970 a 2018, a Metropolitana sempre amplificou nossas ações de interesse social.


Registro com emoção as merecidas e justas homenagens ao Dia do Radialista, pinçando dois profissionais de altíssimo quilate da Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes: o saudoso Ivan Siqueira, corajoso guerreiro e valente radialista que marcou época; e a nossa amigona do peito, Marilei Schiavi, indiscutivelmente, um patrimônio cultural e intelectual do sistema radiofônico nacional. Parabéns e muito obrigado!



Foto de 2019 (antes da pandemia)


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário