sábado, 16 de julho de 2022

Gratidão, comerciantes!

 

#DiaDoComerciante – Hoje, 16 de julho, celebramos o Dia do Comerciante (Lei Federal 2.048, de 1953), em homenagem a uma das atividades mais importantes da economia, o comércio, fonte geradora de empregos, tributos, rendas e riquezas. Não por acaso, a escolha da data remete ao aniversário de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, declarado o patrono do comércio por sua contribuição à abertura dos portos marítimos às nações amigas, feita por Dom João VI. Essa conquista acabou com o monopólio da metrópole nas transações com o mercado externo e deu início à independência econômica do Brasil.

 

Avançando na linha do tempo, a atividade comercial faz-se cada vez mais forte como fator de integração entre as diversas regiões do País, atendendo, inclusive, pontos distantes e isolados, em benefício das necessidades básicas da população.

 

A modernização do setor comercial nas últimas décadas é impressionante, sendo um grandioso elo entre as demais atividades econômicas, como a agricultura, indústria, serviços e comunicação, garantindo a soberania da classe consumidora, com concorrência e liberdade de escolha, alicerçada em uma economia comprovadamente aberta, um dos fundamentos do regime democrático e saudável.

 

O comércio gera emprego de forma maciça, sendo o setor que abriga a quase totalidade das micro e pequenas empresas, responsáveis por 78% dos empregos no Brasil. Com a pandemia, muitos setores do comércio paralisaram atividades, porém, já se nota um heroico ressurgimento, seja de modo convencional ou com o auxílio da tecnologia digital.

 

Neste Dia do Comerciante, merecem destaque as entidades classistas que representam a defesa intransigente e imprescindível das atividades comerciais, de serviços e turismo.

 

Em nome da presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Fádua Sleiman – também vice-presidente do Conselho Empresarial Feminino da Federação das Associações Comercias do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Nacional da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi e Região do Alto Tietê, Valterli Martinez – também diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo  e integrante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo –, homenageio todos os empreendedores e colaboradores do comércio, manifestando sinceros e profundos sentimentos de reconhecimento e gratidão! #GratidãoComerciantes

 



Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário