terça-feira, 26 de julho de 2022

Gratidão e amor

 

#DiaDosAvós – Durante quase 20 anos, uma senhora portuguesa chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), a Dona Aninhas, natural de Penafiel, norte de Portugal, avó de seis netos, lutou pela concretização oficial de uma data que valorizasse a figura dos avós. Finalmente, foi escolhido 26 de julho, quando a comunidade cristã celebra o Dia de Sant’Ana (padroeira da nossa Mogi das Cruzes) e de São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.

 

O reconhecimento oficial do Dia dos Avós ocorreu em 2003, por meio da Assembleia da República em Portugal, honrando a brava luta da Dona Aninhas. Netos e filhos, unanimemente, externam gratidão aos queridos avós pelo carinho, apoio, dedicação e amor que doam, faça sol ou chuva.

 

Todos temos histórias inesquecíveis em relação aos queridos avós, presentes ou ausentes fisicamente. Eu e meus irmãos, fomos privilegiados com os avós paternos (Tokuji e Makie Abe) e maternos (Suekiti e Yano Daizen), imigrantes japoneses. Lembro-me como fosse hoje de que meu irmão Hidekasu dormia com a vovó Makie e eu com o vovô Tokuji, visto que irmãs menores precisavam dos cuidados dos pais. Junto com nossos pais, os avós zelavam pela gente, com extraordinário carinho, responsabilidade e amor.

 

Assim, nossos ancestrais nos deram a imprescindível educação do lar, formação cívica e profissional. É o trinômio para a sustentabilidade da unidade familiar, com cidadãos probos, dedicados ao trabalho e donos de responsabilidade com a sociedade e com o País. Inquestionavelmente, é um legado insubstituível. 

 

Apesar dos meus pais e avós continuarem nos protegendo, nos iluminando e nos abençoando lá do universo celestial, sinto infinitas saudade desses entes queridos. Pudera eu abraçá-los e beijá-los numa sincera demonstração de reconhecimento, gratidão e eterno amor.

 

O tempo passa e a partir de 1999, eu e a amada Elza nos tornamos avós de sete netos, com idades entre 7 e 23 anos. Temos a absoluta consciência e responsabilidade de repassar às futuras gerações, o aprendizado e precioso legado que recebemos dos ancestrais. E assim fazemos.



Na foto, aparecemos com cinco dos sete netos que amamos do fundo do coração, numa singela homenagem a todos os queridos avós do mundo! #GratidãoEAmor

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário