terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Crise no PSDB

 

#SaudosoLíder – Talvez o assunto não seja muito interessante para vocês. Com tristeza, falo do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que me acolheu generosamente, em 1999. Lá permaneci, com muito gosto, até 2009. Descrevo parte da minha história: Fui eleito deputado estadual em 1990, pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL). Na 1ª reeleição, em 1994, deparei-me com a candidatura ao governo paulista do saudoso e grande líder Mário Covas, que foi eleito em 2º turno. Empossado em 1995, o dinâmico Covas encontrou um deficit de quase 40% nas contas públicas, um legado do seu antecessor, Fleury Filho.

 

No 1º semestre de 1995, Covas já tinha zerado o deficit público. Contudo, a duras penas. Além de parcelar a gigantesca dívida a longo prazo, entregou ao governo federal patrimônios dos paulistas, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), entre outros.

 

Mário Covas, sem sobra de dúvidas, foi o melhor governador de São Paulo. Reeleito em 1º turno em 1998, ele faleceu em 06/03/2001, sendo sucedido pelo leal Geraldo Alckmin, que era o vice-governador. Muito além das relações de ordem política, Covas me fez seu amigo. Em 1997, disse-me: “Junji, vou-me candidatar à reeleição e, como sei da sua candidatura à 3ª reeleição, caso sejamos vitoriosos, gostaria de contar com você no meu PSDB para ser nosso representante político em todos os municípios do Alto Tietê, parte do Vale do Paraíba e na área agrícola, em virtude da sua liderança no setor”.

 

Investimentos de vulto e obras de importância logística e social marcaram sua administração. Em Mogi das Cruzes, dezenas de obras foram realizadas. Muitas delas prometidas e não cumpridas pelos seus antecessores. Dentre inúmeras, destaco a duplicação da Rodovia Mogi-Dutra, que Covas e eu, como deputado estadual, acertamos em 1998. A inauguração ocorreu em 15/01/2005 pelo então governador Geraldo Alckmin, no início da nossa 2ª gestão como prefeito.

 

O PSDB de grandes líderes – Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, José Serra e Aloysio Nunes Ferreira, dentre outros –, além  de minguar na importância e representatividade, conforme notícias, está prestes a fechar a maioria dos diretórios municipais, após o racha que o ex-governador João Doria promoveu irresponsavelmente, a mercê de seus interesses pessoais, ganância e sentimento de poder pelo poder, impingindo ao PSDB uma crise existencial, com guerra interna e dúvidas sobre o futuro. Vejam a notícia: https://br.noticias.yahoo.com/psdb-enfrenta-crise-existencial-com-guerra-interna-e-duvidas-sobre-o-futuro-153811639.html 

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário