terça-feira, 15 de agosto de 2023

Enfim, escolas de tempo integral!

 

(Foto: Arquivo/PMMC)

#EscolasDeTempoIntegral – O ensino de qualidade produz as diferenças entre os povos e países. Em especial, no mundo globalizado. É o principal alicerce da liberdade de pensamento, de expressão, da livre imprensa, da livre concorrência e, fundamentalmente, de nações soberanas, livres e democráticas.

 

Somente conseguiremos um ensino de qualidade com a união entre poder público e sociedade civil, integralmente irmanados. Claro, com significativos e permanentes investimentos, porque o ensino de qualidade está umbilicalmente ligado às Escolas de Tempo Integral, que triplicam as despesas.

 

Não há possibilidade alguma de atingir o ensino de qualidade sem a existência de Escolas de Tempo Integral, ou seja, oito horas diárias de aulas, com disciplinas elementares somadas às aulas de cultura, artes, esportes, informática e outras das frentes cultural, esportiva e intelectual, com a oferta de cinco refeições.

 

É imprescindível haver prédios acolhedores e amplos para aulas teóricas e práticas, além de magistério super reconhecido e valorizado, juntamente com os demais funcionários da escola. Tudo, sem esquecer da estreita parceria das unidades com as associações de pais e mestres e da total interação entre todas as secretarias municipais.

 

Foi com esses pressupostos que, nas duas gestões como prefeito de Mogi das Cruzes/SP (2001 a 2008), investimos significativamente no setor educacional, implementando projetos inovadores à época. Sem falsa modéstia, concluímos a administração com chave de ouro em 2008, quando lançamos o inédito e pioneiro Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professora Ruth Cardoso, construído em prédio adequado para a implementação da Escola de Tempo Integral. Foi um êxito total! Até hoje, as administrações sucessoras investem nesse modelo vitorioso.

 

Toda gratidão à fabulosa equipe da Secretaria Municipal de Educação e a todos os demais servidores que se dedicaram intensamente em prol da população mogiana, escrevendo uma história de referência para o Brasil inteiro. 

 

Essas considerações vão ao encontro do lançamento, pelo atual governo, do Plano Nacional de Ampliação de Escola em Tempo Integral, com investimento da ordem de R$ 4 bilhões, objetivando atingir 1 milhão de estudantes, ainda neste ano, e um total de 3,2 milhões de crianças e jovens, do Infantil ao Ensino Médio, até 2026, em Escolas de Tempo Integral.

 

Antes tarde do que nunca, a educação de qualidade, com as Escolas de Tempo Integral, fará jus ao abençoado País e ao maravilhoso povo brasileiro, sedento de justiça social, dignidade, sucesso e paz, que fazem por merecer! #TempoIntegral #EnsinoDeQualidade


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário