sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Parceiros nas bancas

 


#DiaDoFeirante – Hoje é dia de homenagear os profissionais que acordam de madrugada e trabalham até o anoitecer, comercializando em suas bancas, principalmente, os produtos hortifrutiflorigranjeiros, frescos e de qualidade. Estão nas praças e vias públicas autorizadas pelas prefeituras. Nas feiras livres, além dos vegetais, encontra-se de tudo. De utensílios domésticos a roupas. E, claro, saborosas comidas alavancadas pelos famosos pastéis que são imperdíveis. Os protagonistas são os feirantes. 

 

A 1ª feira livre no Brasil ocorreu em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, bairro de Santa Efigênia, em São Paulo, durante o mandato do prefeito, Washington Luís, que oficializou a atividade pelo Ato nº 625 (transformado posteriormente na Lei nº 492, de 1984). Foi em atenção aos chacareiros da época, imigrantes portugueses que não sabiam o que fazer com os produtos não comercializados em quitandas e empórios. Com a modalidade das feiras livres, conseguiam vender tudo diretamente aos consumidores.

 

O visual das feiras livres é atraente e acolhedor. Hortifrútis e flores dão um colorido especial ao ambiente. Registro o esforço de algumas administrações municipais, que proporcionam coberturas das feiras livres como proteção contra as intempéries. É um reconhecimento público de como essa atividade é fundamental, realizando a salutar sinergia entre os setores produtivo e de consumo.

 

Faça sol, faça chuva, os feirantes trabalham os sete dias da semana, nos finais de semana e feriados, sem férias, alimentando a generosa população que curte comprar ou simplesmente passear nas feiras livres. Reconhecemos os sacrifícios dos feirantes, merecedores de respeito, admiração e gratidão geral, principalmente dos agricultores, visto que são importantes parceiros no escoamento de produtos altamente perecíveis. Destaco uma frase de autor desconhecido:

“Todo dia é dia dos feirantes, mas hoje vamos reforçar ainda mais a contribuição deles em nossa sociedade. Madrugadas e uma jornada dedicada a servir os clientes, sempre com qualidade e simpatia”.

 

Parabéns, feirante, pelo trabalho e carinho de sempre! #ParceirosNasBancas

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário