terça-feira, 8 de agosto de 2023

Peixe-Pênis comestível

 

#Curiosidade – Já ouviram falar de Peixe-Pênis? É uma espécie de verme marinho extremamente parecida com o órgão genital masculino. No início de julho, um fenômeno levou milhões de peixes-pênis às praias da região de Murtillar, na província de Rio Grande, na Argentina. Estudiosos acreditam que os peixes-pênis (nome científico: Urechis unicinctus) tenham aparecido por causa das tempestades que deixaram o mar agitado, visto que, normalmente, enterram-se nas areias.

 

A grande surpresa é que são comestíveis! Segundo especialistas, esses vermes, que medem 30 centímetros, existem há mais de 300 milhões de anos, podendo viver até 25 anos. Alimentam-se de detritos orgânicos que ficam depositados no fundo do mar. Por outro lado, são alimentos para peixes, como tubarões, e lontras-marinhas. Não oferecem perigo algum aos humanos.

 

Em muitos países do continente asiático, os peixes-pênis são vendidos em mercados de rua e servidos crus, com um molho de óleo de gergelim ou vinagre com molho de soja. Também podem ser cozidos ou grelhados no espeto, com sal, pimenta e óleo de gergelim.

 

Na China, Coréia do Sul e em outros países da Ásia, são considerados iguarias sendo extremamente procurados. Aliás, devido ao formato cilíndrico semelhante ao pênis, existe a crença de afrodisíaco, porque contém os peptídeos (são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por meio de ligações peptídicas), que agem contra a disfunção erétil.

 

Curtindo mais um aprendizado que a vida proporciona, compartilho a curiosa foto do Peixe-Pênis que, de fato, tem uma enorme semelhança com o pênis humano! #Peixe-PênisComestível

 

(Imagem: Reprodução/Kate Montana/iNaturalist Creative Commons/Redes Sociais)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário