sexta-feira, 29 de março de 2024

Brincar e interagir

 


#EducaçãoDeVerdade – Quando meus filhos eram pequenos, jamais imaginaria uma evolução dessa amplitude na área da tecnologia, em especial, no setor das comunicações. A consolidação das redes sociais transformou nossas vidas. Baseado em informações de especialistas, faço considerações sobre a questão: “Que tal investir mais nos filhos e menos em brinquedos?”. A matéria é do colaborador Nelson Enohara para o UOL: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2023/10/12/que-tal-investir-mais-no-seu-filho-e-menos-em-brinquedos.htm

 

Em nossa existência, nada vale se não soubermos educar, orientar e preparar as crianças e jovens para o futuro. Como cidadão e avô preocupado com as rápidas transformações no mundo, abordo o tema:

- Dentre os assuntos acalorados, as telas de TV, de celular, de tablet ou computador são as mais preocupantes aos pequenos, caso não haja limitação de uso. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda: antes de 2 anos de idade, evitar a exposição a qualquer tipo de tela, mesmo passivamente; dos 2 aos 5 anos, limitar ao máximo de uma hora por dia e sempre com supervisão de adulto. Na 1ª infância, é vital não privar a criança de correr, interagir, conversar e etc... para evitar prejuízos ao desenvolvimento.

- Quanto ao número de brinquedos que uma criança deve possuir, vale lembrar que a “quantidade não é proporcional à qualidade do brincar e do aprendizado”. Pesquisas realizadas com pequenos de 3 anos comprovam que, com poucos brinquedos, eles tiveram interações por um período maior, permitindo maior atenção e criatividade em cada atividade.

 

O melhor presente para as crianças é brincar. “Brincar é tão importante quanto comer, tomar banho e dormir”. Temos de fazer de tudo para brincar com os filhos. É fundamental para as crianças entenderem os valores da família.  A psicóloga Elisa Altafim relata a pergunta dirigida a uma família: “Qual foi o momento mais divertido que tiveram juntos até hoje?” Os pais responderam: “Quando fomos ao parque de diversão”. Já a criança disse: “Quando fizemos uma festa na cozinha, só eu, meus pais e meu irmão”. Enquanto os pais lembram de momentos mais grandiosos, as crianças dão muito mais importância aos momentos em que há interação verdadeira com a família.


Cada vez mais, entendo que diante de quaisquer transformações a que a sociedade nos submeta, a interação diária com filhos pequenos é absolutamente primordial na formação da personalidade e do caráter. Isso fortalece os laços familiares, essenciais na caminhada positiva e tranquila das crianças para se tornarem verdadeiros cidadãos, na acepção da palavra. #BrincarEInteragir

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário