terça-feira, 26 de março de 2024

Saúde no prato

 


#ImportânciaDosHortifrútis – É de conhecimento geral a importância de verduras, legumes e frutas na alimentação diária, porém, a maioria desconhece a quantidade. Achei muito interessante a matéria sobre o assunto, publicada na Coluna VivaBem-UOL. Desde pequenos, ouvimos que precisamos comer todos os vegetais que estão na mesa ou no prato. É um ensinamento muito relevante para quem deseja uma vida mais saudável e a redução de uma série de doenças, como diabetes, cardíacas, câncer e altos índices de gorduras.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a quantidade mínima diária de 400 gramas de verduras, legumes e frutas. Seriam 5 porções de vegetais nas refeições diárias. Verduras, legumes e frutas são ótimas fontes de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, sendo substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo, além de auxiliar na redução do processo inflamatório e do estresse oxidativo, associados a diversas doenças.

 

Vegetais têm poucas calorias e oferecem fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, garantindo, inclusive, a saciedade. Ao encher o prato com vegetais, reduzimos o espaço para outros produtos que, na maioria das vezes, são ultraprocessados (causadores de vários problemas de saúde e ganho de peso). Ainda há a vantagem de sentir menos fome ao longo do dia.

 

Para atingir a meta diária de 400g/dia, precisamos nos habituar a incluir no café da manhã uma fruta e, se possível, algumas verduras ou legumes. Por exemplo: omelete com espinafre e tomate. No almoço e jantar, acostumar-se com a metade do prato ocupada por salada crua e vegetais cozidos, como cenoura, brócolis, couve-flor, abobrinha, berinjela e etc... No lanche da tarde, incluir sempre as frutas. Além dos hortifrútis, um mix de castanhas e nozes, arroz integral, feijão, leite desnatado e queijo magro são muito bem-vindos para uma dieta alimentar correta.

 

São sugestões que valem ouro para termos uma vida de qualidade. Portanto, é válido fazer um esforço para seguir essas dicas e alcançar uma existência saudável, longa e feliz. Vejam as 10 verduras e legumes com mais proteínas e como consumi-los: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/02/24/conheca-os-10-legumes-e-verduras-com-mais-proteinas.htm  #MaisSaúde

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário