sexta-feira, 15 de março de 2024

Violência lusitana

 

#VítimasBrasileiras – Com imensa preocupação e com profunda tristeza, vemos crescer a intolerância, xenofobia e racismo contra brasileiros em Portugal. Nem as crianças estão livres da violência. A ida de brasileiros para Portugal acentuou-se no final do século XX e hoje são quase 400 mil em terras lusitanas, à procura de ensino de qualidade e de segurança profissional. Eles não imaginavam virar vítimas. Há registros recentes:

 

- No aeroporto: A portuguesa agride verbalmente uma brasileira de 35 anos “Pode filmar o que você quiser, pode até pôr na internet. Sua porca, vai para sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você é brasileira. Vá para sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça filha da p***”.

- Duas universidades, três escolas e um centro de refugiados em Portugal, amanheceram com pichações racistas em seus muros: “Zucas, voltem para as favelas. Não vos queremos aqui” (Zucas é o diminutivo de Brazucas ou brasileiros).

- Crianças em escolas têm encontrado uma rotina de abusos verbais, violência física e maus-tratos por parte de professores. É o caso de uma criança de 5 anos que a professora amarrou na cadeira com fita adesiva, ameaçando bater com régua em sua cabeça para que ficasse quieta. O aluno tem diagnóstico de transtorno de déficit de atenção. Há ainda agressões diárias de colegas. A direção do estabelecimento escolar não tomou providência.

- Uma mãe (não identificada por questão de segurança) foi reclamar na direção da escola, mas acabou ameaçada de perda da guarda de sua filha de 9 anos. A professora teria afirmado: “Cá não é o Brasil. A miúda tem de vir à aula amanhã, ou vamos acionar a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens”.

- Quando as mães procuram a direção da escola contra as agressões são obrigadas a ouvir frases sem nexo: “Cá não é selva de onde vieste”.

 

O Código Penal proibiu, em 2007, maus-tratos físicos e psíquicos contra crianças. Desde 1994, o Supremo Tribunal de Justiça dispõe não haver preceito legal que permita maus-tratos a menores de idade. Diante dessa degradante situação, grande número de famílias brasileiras está retornando ao Brasil. Perdem empregos, conquistados, a sonhada qualidade de ensino e até bens patrimoniais.

 

Indagado sobre os inimagináveis acontecimentos, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, manifestou-se: “Bom, se é por isso, nós temos o direito por reciprocidade porque, em 1.500, eles invadiram o Brasil e nós estamos de acordo. Concordo até então, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto; e aí fica tudo certo e a gente fica quieto”. 

 

Questiono a razão dessa intolerância, xenofobia e racismo dos portugueses contra nós. Creio que são manifestações de portugueses que desconhecem a história, onde Portugal fora acusado de explorar cruelmente as terras e os povos das terras ditas como descobertas por eles, como as nossas. Levavam para seu país riquezas minerais, produtos da flora, como o pau-brasil, e da fauna, com aprisionamento de de animais silvestres. Enfim, houve um período de verdadeira escravidão do Brasil perante Portugal. Nem a Independência do País, em 7 de setembro de 1882, a fez cessar. A rapinagem portuguesa em nossa Nação somente se findou com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. #ViolênciaLusitana

 

(Imagem ilustrativa / Internet)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário