terça-feira, 19 de março de 2024

Esforço contra o desperdício

 


#ModeloDePrevenção – Quando temos riquezas ou outros predicados naturais em abundância, imperceptivelmente, perdemos a noção de economia, de valorização e de prevenção. No caso do nosso fantástico Brasil, premiado pela natureza, somos a maior reserva hidrológica do planeta, com 6.950 quilômetros cúbicos (km³) de água doce. O 2º colocado é a Rússia, com 4.500 km³. 

 

Nossa gigantesca reserva de água está dividida: 70% na região norte; 15% no centro-oeste; 6% no sudeste; 6% no sul; 3% no nordeste. Somos pouco afeitos a economizar o precioso líquido. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, período de alta relevância para a formação humana e cívica, não nos preocupamos em ensinar crianças e jovens a enfrentarem os tempos de vacas magras.

 

“Policiais da água fazem de Las Vegas (EUA) uma cidade-modelo em tempos de seca”, destaca a coluna ECOA-Uol, de 09/05/2023. Conhecida no mundo como a Cidade dos Cassinos ou a Cidade do Pecado, ela sente uma tremenda falta d’água, já que fica no meio de um imenso deserto, no Estado de Nevada. Mas, Las Vegas emergiu como surpreendente modelo de austeridade, quando se trata do uso da agua. Tem 2,3 milhões de habitantes e, anualmente, recebe 40 milhões de turistas.

 

Las Vegas pode usar somente 2% de água do gigantesco Rio Colorado (única fonte segura de abastecimento) que, em tempos de estiagem, se torna um filete d’água. O governo proíbe a irrigação de jardins e existe limite de tamanho das piscinas nas residências. Mesmo com o tamanho duplicado nos últimos 20 anos, Las Vegas conseguiu reduzir em mais de 30% a utilização de água do Rio Colorado. Essa conquista é corroborada pelo Bronson Mack, CEO da Água do Sul de Nevada.

 

Há um pacote de leis rígidas, incentivos econômicos e campanhas educativas, criado durante a severa seca dos anos 2000, quando Nevada consumiu além da cota do Rio Colorado. Com prevenção e aprendizado, Las Vegas “se tornou uma estrela da conservação d’água e um modelo para as cidades”, conforme as palavras do pesquisador Brian Richter.

 

A rígida fiscalização é realizada pelas “Patrulhas da Água” que circulam em busca de irrigadores quebrados e de mangueiras com goteiras. Filmam as irregularidades e colocam até placas com multas. A notícia traz uma série de outras curiosidades: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/afp/2023/05/09/policiais-da-agua-fazem-de-las-vegas-uma-cidade-modelo-em-tempos-de-seca.htm

 

O ser humano se molda ao ambiente onde vive e às circunstancias que se apresentam. No Brasil, temos imensas dificuldades para a adoção de medidas preventivas, visto que o País é abençoado em todos os sentidos. Mas, precisamos nos esforçar! #EsforçoContraDesperdício

 

(Imagem: Valerie Macon / AFP)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário