terça-feira, 5 de março de 2024

Luta contra obesidade

 


#NovoMedicamento – Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição demonstra que, nos últimos 15 anos, houve um crescimento do sobrepeso e da obesidade. Além das pessoas que desejam emagrecer por motivos estéticos, aumenta a parcela dos obesos conscientes dos benefícios da redução de peso em prol da saúde. Em especial, contra problemas cardíacos, diabetes, rompimento articular (notadamente, com desgaste nos joelhos, tornozelos, coluna e quadril) maior propensâo às quedas e dores provenientes de doenças.

 

Diante da realidade com imensas dificuldades na busca correta do emagrecimento, compartilho uma matéria da coluna VivaBem UOL, de 28 de junho último, com o título “Novo medicamento para obesidade reduz até 24% do peso, mostra estudo”: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/28/tratamento-para-obesidade-retatrutida-estudo.htm 

 

Apesar de estar em teste, o medicamento apresentou resultado promissor, semelhante ao de uma cirurgia bariátrica, que gera muito receio às pessoas. É um resultado inédito em um teste com menos de um ano de duração para tratar obesidade. Encontra-se na fase 2, que testa eficácia, dosagem e segurança. Paralelamente, outras duas pesquisas mostram redução da gordura no fígado e benefícios no diabetes – tipo 2. Os resultados foram apresentados no Congresso da Associação Americana de Diabetes. Chama-se Retatrutida, uma substância que se liga a três receptores hormonais:

- O GLP1, que também é foco de medicações já conhecidas à base de semaglutida; O GIP, que é alvo da também promissora tirzepatida; e o glucacon, hormônio que atua na supressão do apetite e tem poder de reduzir a gordura no fígado.

 

O estudo inclui 338 adultos. Em 24 semanas, já foi possível notar redução de peso, que seguiu até o fim da pesquisa. O medicamento teve efeito maior na perda de peso em pessoas com obesidade mais grave (IMC – Índice de Massa Corporal superior a 35) e em mulheres. Os efeitos colaterais foram de intensidade leve a moderada, semelhantes aos medicamentos já conhecidos, como náusea, diarreia, vômito e constipação.

 

Os resultados publicados no The New England Journal of Medicine concluem que o Retatrutida resultou em reduções substanciais no peso corporal ao longo de 48 semanas. Os estudos prosseguem para comprovar segurança, eficácia e benefícios da substância.

 

Parabenizo os dedicados pesquisadores pela busca de uma alternativa para a redução do peso corporal que, em última análise, vai ao encontro de uma vida mais saudável com maior qualidade. #LutaContraObesidade

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário